quarta-feira, 8 de junho de 2016

REINO FUNGI (I): ESTRUTURA CORPÓREA



Os fungos são organismos eucarióticos, heterotróficos e, em sua maioria, filamentosos, existindo algumas espécies unicelulares, como as leveduras.
Todos os fungos multicelulares são compostos por filamentos microscópios chamados hifas, um tubo microscópico que contem o material celular do fungo. Um conjunto de hifas forma o chamado micélio, que constitui o corpo do fungo multicelular e que penetra no material do qual ele se alimenta. 
As estruturas mais conhecidas dos fungos, os cogumelos e as orelhas de pau, são corpos de frutificação formados por hifas especiais que crescem em agrupamentos compactos no processo de reprodução sexuada. 
Estrutura de um fungo multicelular. A foto superior mostra as estruturas sexuais neste caso chamadas de cogumelos do fungo Boletus edulis. A foto inferior mostra um micélio crescendo em folhas caídas de coníferas. O detalhe em microscopia mostra as hifas.
(Fonte:
  CAMPBELL, N., 2010)


Na maioria dos fungos, as hifas são divididas em células por paredes cruzadas ou septos, as chamadas hifas septadas. Os septos geralmente tem poros que permitem a passagem de ribossomos, mitocôndrias e  e mesmo núcleos de uma célula para outra. Alguns fungos não apresentam hifas com septos, conhecidas como hifas cenocíticas, que são tubos contínuos sem divisão do citoplasma que é preenchido por centenas de núcleos. A parede celular das hifas é constituída por um polissacarídeo, a quitina, presente também nos animais do grupo dos artrópodes.

Duas formas de Hifas. 
(Fonte:
  CAMPBELL, N., 2010)

Um comentário:

  1. How to Make Money With Money Without a Bankroll - Work
    How to Make Money งานออนไลน์ With kadangpintar Money Without a Bankroll 바카라 사이트 – How to Make Money Without a Bankroll - WorkPaperMoney The easiest way to do this is

    ResponderExcluir