quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Vertebrados (VIII): SUBCLASSES DE MAMÍFEROS


Monotremados



São encontrados somente na Austrália e em Nova Guiné e são representados por quatro espécies de équidnas e uma de ornitorrinco.
Essa subclasse põe ovos, característica que é ancestral em amniotas. Possuem pelos e produzem leite, mas não tem mamilos. O leite é secretado pelo abdome da mãe.

Marsupiais



Gambás, cangurus e coalas são exemplos de marsupiais. Apresentam altas taxas metabólicas, possuem mamilos por onde sai o leite e são vivíparos.
O embrião se desenvolve dentro do útero no aparelho reprodutor da fêmea. A placenta é uma estrutura pela qual os nutrientes do sangue da mãe se difundem para embrião formada pela parede uterina e as membranas extraembrionárias.
O marsupial nasce no início do desenvolvimento e completa-o à medida que se alimenta do leite materno. A maioria das espécies mantém os filhotes que se alimentam de leite dentro de uma bolsa materna chamada marsúpio.
São encontrados atualmente na região da Austrália, da América do Norte e da América do Sul.


Eutérios (placentários)


Esse mamíferos são assim chamados pois suas placentas são mais complexas do que as dos marsupiais. Sua gestação é mais longa e os filhotes completam com o desenvolvimento embrionário no útero.

A placenta dos eutérios propicia íntima associação entre a mãe e o bebê em desenvolvimento.

FONTES:
-  AMABIS, J.M. e MARTHO, G.R. Biologia dos Organismos. 2ª ed. São Paulo: Moderna. 2004.
- CAMPBELL, N et al. Biologia. 8ª ed. Porto Alegre. Artmed, 2010. 
- OSORIO, T.C. (org). Ser Protagonista-Biologia 2 – 2ª ed. São Paulo. Edições SM. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário