terça-feira, 5 de abril de 2016

SUPERBACTÉRIAS: há motivo de pânico?


O que são?

Superbactérias é o nome dado ao grupo de bactérias que consegue resistir ao tratamento com o uso de uma grande quantidade de antibióticos. Normalmente associadas ao ambiente hospitalar, essas bactérias são um grave problema para pacientes debilitados.

Elas costumam se reproduzir rapidamente, prejudicando o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo. Observa-se uma grande quantidade de óbitos no mundo em decorrência de infecções por superbactérias, principalmente nos países mais pobres. Isso ocorre porque, em muitos desses lugares, não há instalações adequadas para a identificação rápida desses organismos, além de possuírem poucos antibióticos alternativos para o tratamento de bactérias resistentes.


Como surgiram?
                                               
Grande parte destas superbactérias surgiu em função do uso de antibióticos de forma incorreta, indiscriminada ou sem prescrição e acompanhamento de um médico. Com o passar do tempo, muitas bactérias foram ganhando resistência aos antibióticos. Isso ocorre devido ao fato de algumas pessoas interromperem o tratamento antes do tempo prescrito pelo médico. Nestes casos, as bactérias não são eliminadas e ganham resistência ao medicamento (antibiótico).


Onde o contágio costuma ocorrer?

 Os hospitais, principalmente os centros cirúrgicos, são os ambientes mais favoráveis para a disseminação das superbactérias. Os pacientes costumam estar com o organismo debilitado, pois estão doentes ou passaram por cirurgia. Caso o processo cirúrgico não siga com rigor os procedimentos de higienização e desinfecção de instrumentos cirúrgicos ou até mesmo os cirurgiões ou integrantes de sua equipe estejam com as mãos contaminadas, pode haver a entrada e rápido desenvolvimento destas nos pacientes.






Exemplos de superbactérias


Bactéria
Sintoma e Doenças
Klebsiella pneumoniae carbapenemase
(KPC)
Infecções pulmonares, urinárias e no sangue, podendo levar a infecção generalizada
Staphylococcus aureus
Infecções no sistema respiratório e na pele
Enterecoccus
Infecções pulmonares, urinárias e intestinais
Proteus
Infecções no sistema urinário e nos intestinos
Pseudonomas
Infecções pulmonares, urinárias e intestinais
Streptococcus
Infecções no sistema respiratório
Clostridium
Infeções nos intestinos
NDM-1
Infecções na pele



Como podem ser combatidas?

Com antibióticos específicos e muito fortes. O grande problema é que estes medicamentos costumam gerar efeitos colaterais indesejados no organismo dos pacientes infectados.



PRECISAMOS ENTRAR EM PÂNICO?

Não! Mas precisamos nos preocupar!

Superbactérias geralmente estão restritas aos hospitais. Entretanto, deve-se estar atento ao uso incorreto de antibióticos e para os cuidados das equipes médicas para evitar a transmissão dentro e fora do hospital.






Nenhum comentário:

Postar um comentário